**Visualisações**

terça-feira, 22 de novembro de 2011

**Dicas de pisos e revestimentos**

Os revestimentos cerâmicos, sejam eles porcelanatos, pisos ou azulejos, costumam representar de 2 a 3% do valor total da obra. Ressaltamos: "os revestimentos têm como objetivos proteger, preservar a construção e embelezar a obra". Por isso, vale a pena investir."

A seguir algumas dicas para cada ambiente:

"Para as salas e os quartos, o ideal são revestimentos que combinem com as tonalidades de madeira dos móveis".
Indicamos os tons neutros como o branco, o off-white e o bege. "Aconselho produtos foscos, pois dão a impressão de aconchego, e peças grandes, nos tamanhos 40x40cm, por exemplo".

Para cozinha, preferimos as peças grandes. "Com produtos maiores há menos áreas de rejunte, ou seja, menos sujeira acumulada".

Uma dica interessante é usar rejunte à base de epóxi, uma substância plastificadora que evita o acúmulo de sujeira entre os pisos e azulejos.

Quanto à cor, o branco continua sendo o mais procurado. "Ele dá um aspecto de limpeza, ideal para esse ambiente".

Já o banheiro é o espaço da casa que mais permite inovações. "O banheiro é individual e o revestimento é o centro das atenções. São usadas cores das mais diversas tonalidades, de acordo com a personalidade do cliente".

Uma tendência se mostra nas dimensões do azulejo. "Antes eram usados os 15x15cm. Hoje as peças maiores são muito procuradas e colocadas principalmente na horizontal".

Para o banheiro e piscinas, a grande novidade são as pequenas pastilhas de vidro, que podem ser encontradas em diversas cores e dão um charme especial ao acabamento.

Para crianças e idosos
 ideal para evitar quedas de idosos e crianças é colocar pisos mais ásperos nos banheiros. Outra opção é aplicar um produto que libera micropartículas de titânio. "Mesmo em contato com a água, o piso não fica escorregadio. O bom é que dá para aplicar o produto sobre qualquer cerâmica".

A durabilidade é de cerca de cinco anos. Portanto, se você deseja evitar quedas e escorregões não precisa trocar o piso do ambiente. Basta aplicar a substância.

Diferença entre cerâmica e porcelanato
"O porcelanato é um tipo de cerâmica produzida com matérias-primas nobres. Ele tem baixa absorção de água, maior resistência mecânica e menor dilatação térmica".

Devido sua maior durabilidade, é indicado principalmente para as áreas externas da casa. "É um piso para a vida toda".

Imitações
Algumas peças de cerâmica e porcelanato imitam outros materiais, como o couro, a textura de tecidos e o carpete de madeira. "Se a pessoa gosta do visual da madeira, mas não quer ter problemas com manchas, riscos e barulho, pode optar por cerâmicas que imitam o produto".

Fonte: Gyotoku



Laminado de madeira
 Porcelanato 
 Pisos de cerâmica



Um comentário: